CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010


.

Surgimento da campanha da fraternidade:
Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964.
As bases para o surgimento da Campanha da Fraternidade estão nos documentos do Concílio Vaticano II. Nos novos tempos a Igreja teve que enfrentar os desafios da pobreza e a necessidade de sua presença transformadora nas estruturas sociais.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.

Tópicos Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos.

A Campanha em 2010:
"haverá cem mil canções quando chegar o tempo das cem mil estações
partilhadas na felicidade
serão cem mil horizontes de fraternidade"

tema: economia e vida
lema: não se pode servir a Deus e ao dinheiro! (Mt 6,24)


o proposito feita pela campanha é de que a economia compreende a correta administração dos bens materias (dinheiro, posses, saúde, natureza), segundo o projeto de Deus, e a vida é o uso plenos dos bens materiais e espirituais à disposição da pessoa humana.

uma proposta conjunda das igrejas:
católica romana
episcopal anglicana no Brasil
evangélica de confissão luterana no Brasil
presbiteriana unica do Brasil
sirian ortodoxa de antioquia

objetivo geral: colaborar na promoção da economia
a serviço da vida, tendo como meta a construção de uma
sociedade sem exluídos.

objetivos específicos: • denunciar a perversidade do modelo
econômico que busca o lucro em primeiro lugar sem se importar
com a desigualdade, a miséria, a fome e a destruição do planeta.
• sensibilizar sobre o valor da pessoa humana.
• buscar a superação do consumismo e do individualismo.
• mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça.

meios: • educar para a prática de economia solidária, que se
procupa com a natureza e valoriza a vida;
• divulgar políticas que levem à implatação de um modelo econômico
de justiça social;
• criar grupos de reflexão sobre o tema da campanha da fraternindade
de 2010.

projeto de Deus:
para a economia e vida:
como bons administradores das várias graças de Deus,
cada um de vós ponha ao serviõ dos outros o dom que recebeu
( 1 Pd 4, 10)






Grupo:
Bruna Luísa
Mariana Conti
Ludymila Prates
Luis Guilherme
Caroline Campos

2° A – Jardim Camburi

One Response to “CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010”

  1. Stainless Steel - Titanium Art - Tutor Art
    Stainless titanium edc Steel. TUTOR gaggia titanium ART. Designed by: TiogaArt, where is titanium found LLC. A titanium solvent trap fine-grained design is powerbook g4 titanium made with solid titanium plates.

Your Reply